quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O rito da passagem

Você provavelmente me conhece

...

eu sou aquele cara que adora estudar mitologia.

Ultimamente ando lendo muito Bernard Cornwell (recomendo!) e ele usa um bocado da mitologia de diversos povos e crenças, muita informação bem passada.
Estou lendo Stonehenge no momento. Ele trata bastante de mitologia tribal, bastante primitiva, porém altamente rica em deuses e espíritos. Mas o que mais me chamou a atenção foi um lance de ritual de passagem, o menino que vira um adulto e é aprovado pelos deuses por conseguir sobreviver à floresta, caçadores, animais selvagens, inimigos e espíritos malígnos. Andei pensando sobre isso e tentando trazer para a contemporaniedade.

Qual é nosso ritual de passagem ocidental? Acredito que há muitos anos tornou-se impossível indicar uma idade onde ocorresse a passagem para a vida adulta, por causa da alta discrepancia entre culturas e até mesmo a própria criação dos filhos. Cheguei à conclusão que a única passagem que temos hoje é a do dinheiro de um dono para o outro.

Foi pensando nisso (ai ai... filosofia... ... barata, mas filosofia =D) que cheguei a um problema. Quando é que ocorre a transferência do dinheiro do antigo dono para o novo? Para ser mais exato no pensamento formulei um caso.

Você compra um lanche, mas só vai pagar quando sair da lanchonete. Você come e vai até o caixa, estica o dinheiro e o funcionário também coloca os dedos na cédula, na outra extremidade. No exato momento em que os dois seguram a nota, um ladrão passa correndo e rouba-a.

Questões:
1. Quando ocorre a passagem do dinheiro?
- Quando você faz o pedido?
- Depois que você come o lanche, tornando impossível devolvê-lo.
- Quando você efetivamente entrega a nota.

2. Quem foi roubado?
- Você deve pagar outra vez?

Gostei desse post, me fez pensar enquanto escrevia, mesmo não tendo chegado mais longe do que quando comecei a pensar no assunto.

Comentem!

Um comentário:

  1. Santo... como vc me confunde! rs...

    Bom... jah q vc comeu o lanche, o máximo q ocorre eh vc ficar fiado ou lavar o seu pratinho (msm eu nunca tendo visto isso acontecer) caso vc num tenha mais dimdim..

    Agora sobre se vc deve pagar de novo... Hm... creio q não!! Afinal, a sua parte de tentar pagar vc fez, agora o estabelecimento que vire por não ter segurança suficiente para num ser roubado!! ^^

    Se bm q no mundo de hj, qqr lugar eh roubado com uma facilidade ridícula... ¬¬

    Serah ki eu jah fiz o meu ritual de passagem de menina a mulher? *pensando.... Soh Deus sabe! rs... Axu ki tvz mais ou menos heuheueheuhe

    E vc, o q axa?

    ResponderExcluir

Obrigado pela coragem de ler...
...aguardo sua coragem de comentar.